Drenagem
A atividade dos SMAS de Torres Vedras respeitante ao saneamento incide na recolha, drenagem e condução dos efluentes até aos sistemas "em alta", sob a responsabilidade da Águas do Tejo Atlântico.
A drenagem de águas residuais, em 2024, caracterizou-se pelos seguintes indicadores:
- Utentes servidos com rede de saneamento:44.169
- Águas Residuais recolhidas:4.407.548 m3
- Águas residuais tratadas (em ETAR) 6.506.574 m3
- Níveis de atendimento:
População servida com rede drenagem: 94,52% e desta, a População com tratamento em ETAR 98.60%
Tratamento de Águas Residuais
Enquanto entidade gestora responsável pelo tratamento das águas residuais no território de Torres Vedras, a Águas do Tejo Atlântico informa, regularmente, sobre os resultados de caraterização analítica ao efluente descarregado pelas 9 Fábricas de Água (ETAR’s) do território de Torres Vedras. Pode consultar aqui os resultados mais recentes:
- setembro 2025
- maio a agosto 2025
- fevereiro a abril 2025
Águas Residuais Industriais
O Regulamento de Descarga de Águas Residuais Industriais no Sistema de Drenagem Municipal do Concelho de Torres Vedras, resulta da necessidade de um controlo prévio das características dos efluentes industriais, por forma a que seja assegurado o bom funcionamento do sistema de drenagem e tratamento municipal, bem como a segurança, a saúde pública e o conforto dos munícipes.
Este regulamento destina-se a todas as atividades económicas localizadas no município de Torres Vedras, cujas águas residuais estejam a ser lançadas no sistema público de drenagem, situação que carece de autorização.
Para iniciar o processo de autorização de descarga, a empresa deve apresentar o requerimento e proceder ao preenchimento do questionário técnico.