Notícias

SMAS sensibilizam para recolha de resíduos alimentares

22.02.2024

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras estão a iniciar a recolha seletiva de resíduos alimentares junto dos cidadãos. De forma a fazer a sensibilização para o tratamento destes resíduos e os seus benefícios para o meio ambiente, está a decorrer uma campanha porta a porta a convidar à adesão ao programa “Torres Vedras + Bio” na Cidade e nas urbanizações do Casal da Paródia, Varandas de Arenes e Jardim de Arenes.

A quem aderir será entregue um balde castanho de 10 litros e um cartão de acesso ao contentor para resíduos alimentares mais próximo, que terá controlo de acessos.

Os cidadãos que pretendam saber se a sua morada será abrangida por esta ação, devem contactar os SMAS através do endereço de correio eletrónico: recolhabio@smastv.pt. Caso não esteja em casa quando os SMAS passarem na sua residência e deseje aderir,

contacte: recolhabio@smastv.pt ou faça a sua inscrição através do registo em: https://www.smastv.pt/residuos-alimentares. Os SMAS entrarão em contacto para a entrega do balde e cartão de acesso.

Os clientes domésticos aderentes ao sistema de deposição seletiva de resíduos alimentares, com utilização comprovada, têm um desconto de 1 € / 30 dias na tarifa de resíduos urbanos. Este serviço é gratuito, simples e cómodo.

 

Dos resíduos urbanos que pode colocar neste contentor fazem parte:

·         Restos de legumes, frutas e restos alimentares confecionados;

·         Carne, peixe e ovos;

·         Restos de pão e bolos;

·         Saquetas de chá e borras de café;

·         Guardanapos de papel.


Resíduos que não pode colocar:

Sacos de plástico (sacos de lixo) e quaisquer embalagens e recipientes;
Resíduos líquidos;
Copos, talheres, pratos e chávenas;
Folha de alumínio;
Caricas e rolhas;
Beatas;
Têxteis e lâmpadas;
Dejetos de animais domésticos;
Fraldas;
Medicamentos.
 

O tratamento dos resíduos alimentares gera composto, que pode ser usado na agricultura e energia elétrica, que será exportada para a Rede Elétrica Nacional como “energia verde”.

Este programa teve financiamento através de uma candidatura aprovada ao abrigo do Aviso POSEUR-11-2020-15 - Investimentos com vista à Recolha Seletiva e Valorização de Biorresíduos em Portugal Continental.

Últimas Notícias
Qualidade da água

A qualidade da sua água, é a qualidade da sua vida.

Os SMAS de Torres Vedras cumprem o dever de abastecer de água a população do Concelho de Torres Vedras, em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 306/07, de 27 de Agosto.