O contrato de financiamento do projeto “Cidadão 2030” foi celebrado a 8 de outubro, entre o Fundo Ambiental, representando pelo secretário-geral do Ministério do Ambiente, Marco Sarmento Rebelo, e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras, representados pela presidente do Conselho de Administração, Laura Rodrigues.
O contrato relativo à candidatura n.º 212 ao Aviso n.º 5815/2024/2 “Educação Ambiental: laboratório de cidadania”, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 55, de 18 de março de 2024, tem por objeto a atribuição do apoio financeiro à instalação e execução do projeto referido e iniciou-se nesse mesmo dia, cessando a 30 de novembro de 2024.
“Cidadão 2030” é um projeto de sensibilização e capacitação de cidadania ativa e sustentável que pretende abranger, por um lado, a população em geral, através de campanhas de sensibilização e, por outro lado, a comunidade escolar, pelo efeito disseminador, através da capacitação de professores e alunos, em todo o concelho. Em particular para os jovens de agora, que serão os adultos em 2030, pretende-se promover uma abordagem ativa e participativa na elaboração dos conteúdos criativos de conhecimento e mudança.
Este projeto integra 5 ações que se enquadram nos eixos de descarbonizar a sociedade; tornar a economia circular e valorizar o território.
A ação “Transforme-se num cidadão 2030” integra vários projetos visando sensibilizar e alcançar o grande objetivo de mudança comportamental. Esta ação está relacionada com a ação “Desfrute + deseje – faça + compre –”, que visa o envolvimento e capacitação do cidadão. As outras três ações são estruturais no projeto e interligadas, na medida em que se relacionam com as áreas de atuação dos SMAS, designadamente, “3S da Água da Torneira – SEGURA, SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL”, “Água Residual na Rede Certa” e "Compostar é Valorizar".
O valor máximo do financiamento a atribuir pelo Fundo Ambiental é de 49.965,02 €, em conformidade com o montante de financiamento aprovado, constante do Relatório Final do Aviso referido. O apoio ao financiamento é limitado à taxa de cofinanciamento de 70% do investimento total realizado.