No arranque de um novo ano letivo, os SMAS de Torres Vedras retomaram as suas atividades de sensibilização dinamizando um conjunto de ações para aumentar a consciência ambiental junto da comunidade escolar do concelho. Mais de 500 alunos e alunas, de diferentes níveis de ensino, participaram em mais de uma dezena de iniciativas para estimular um maior compromisso com a educação ambiental e a sustentabilidade.
O destaque vai para o arranque do projeto “O Mundo Encantado: Arte, Sustentabilidade e Inovação”, uma iniciativa multidisciplinar destinada a promover, junto de estudantes de ensino secundário, a reutilização de materiais de uma forma artística. A primeira fase aconteceu em outubro com uma visita guiada ao Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras. Inspirados no tema da próxima edição do Carnaval de Torres Vedras, cada participante está a desenvolver maquetes originais com recurso à reutilização de materiais e à integração de componentes eletrónicos — num cruzamento intencional entre arte, tecnologia e consciência ambiental.
Ao longo do mês de outubro deu-se ainda continuidade ao projeto “Horta Regada com Água da Chuva”, implementado em oito escolas do concelho — EB Maxial, EB Sobreiro Curvo, JI A-dos-Cunhados, EB Torres Vedras, EB Santa Cruz, JI Cabeça Gorda, EB Farol e EB Varatojo. Com a instalação de reservatórios de recolha de águas pluviais, estas escolas têm vindo a preparar-se e a implementar a regar das suas hortas de forma sustentável, promovendo, nas crianças, o uso responsável da água e o contacto direto com práticas amigas do ambiente.
Já no âmbito do Mês da Alimentação e da iniciativa municipal “Comer Bem, Brincar Melhor”, foi abordada a redução do desperdício alimentar. Os SMAS de Torres Vedras estiveram na EB Póvoa de Penafirme, JI/EB Maxial e EB Ponte do Rol com um grupo de estudantes do Curso Técnico de Cozinha/Pastelaria da ESCO a quem foi feito o convite para confecionar receitas criativas e sustentáveis para miúdos e graúdos. Estas receitas serão, em breve, apresentadas no livro “Como Assim: Redução do Desperdício Alimentar”, demostrando que é possível combinar, em cada prato, sabor, inovação e respeito pelo planeta.
Nós Somos Repórteres de Cidadania de visita aos SMAS de Torres Vedras
O mês de outubro terminou com o acolhimento da turma 7.ºH da EB Padre Francisco Soares nas instalações dos SMAS de Torres Vedras no âmbito no projeto “Nós Somos Repórteres de Cidadania”. A iniciativa, promovida pela Área de Cidadania e Participação da Câmara Municipal de Torres Vedras, permitiu-nos desafiar cada estudante a pensar o contributo dos SMAS para as desafiantes metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 6 – Água Potável e Saneamento e o ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis.

Com a dinamização regular destas ações, os SMAS de Torres Vedras visam o envolvimento da comunidade local nos desafios que hoje se colocam ao setor da água, do saneamento e dos resíduos inspirando, sobretudo a população mais jovem, para a coconstrução de um futuro mais consciente, inovador e sustentável.