Ver, ouvir e compreender o percurso da água — foi este o desafio lançado pelos SMAS de Torres Vedras na 3.ª edição da iniciativa “Caminhando com a Água”. Cerca de 20 participantes aceitaram o convite e embarcaram numa caminhada comentada que uniu património natural, infraestruturas essenciais e sensibilização ambiental. A caminhada decorreu a 26 de outubro, numa parceria entre os SMAS de Torres Vedras e a Águas do Tejo Atlântico.
Com início no Parque do Choupal, junto à gota-fontanário, o percurso estendeu-se ao longo da margem do Rio Sizandro, permitindo aos participantes conhecer a Estação Elevatória de Águas Residuais do Choupal, entre outros equipamentos - pouco visíveis ao público, mas essenciais à atividade de saneamento na cidade.
À chegada à Fábrica da Água de Torres Vedras - Estação de Tratamento de Águas Residuais - o grupo foi recebido pelas Águas do Tejo Atlântico, entidade responsável pela gestão da mesma. Foi possível conhecer o esquema geral de tratamento da água e foi conduzido numa visita guiada para perceber as funcionalidades desta infraestrutura essencial ao processamento das águas residuais do Concelho e à proteção do ambiente.
Nesta ação foi, ainda, possível apreciar dois murais de arte urbana que coloriram o percurso e demonstram o poder da expressão artística na consciencialização ambiental.
Agradecemos a todos os participantes pela presença ativa e à equipa da Águas do Tejo Atlântico pelo apoio e partilha de conhecimento.

Fotografias: SMAS de Torres Vedras e alunos de 11º ano da Escola Secundária Henriques Nogueira